DE DIA É JOANA, DE NOITE É ROBERTÃO.

J.K. Rowling, vulgo Robert Galbraith.

J.K. Rowling, vulgo Robert Galbraith.

J. K. Rowling, a aclamada autora da saga Harry Potter, decidiu, mais uma vez, surpreender seus fãs ao redor do mundo (e pasmem, dessa vez ela não matou nenhum personagem extremamente popular). Devo confessar que essa notícia alegrou o coração do velho Potterhead que escreveu esta postagem.  

Na semana passada, foi revelado que Rowling escreveu um livro chamado The Cuckoo’s Calling, usando o pseudônimo de Robert Galbraith, que tem até uma pequena biografia:

“Nascido em 1968, Robert Galbraith é casado e tem dois filhos. Após vários anos na Real Polícia Militar, ele foi transferido para a D.I.E. (Divisão de Investigações Especiais), o ramo à paisana da R.P.M. Ele deixou a carreira militar em 2003, e vem trabalhando desde então no ramo da segurança particular. A ideia para o protagonista Cormoran Strike veio diretamente de suas próprias experiências, e das de seus amigos militares, que retornaram à sociedade civil. ‘Robert Galbraith’ é um pseudônimo.”

Os livros de "Harry Potter", que tornaram Rowling mundialmente e extremamente rica.

Os livros de “Harry Potter”, que tornaram Rowling mundialmente e extremamente rica.

Contatado pelo The New York Times, Richard Brooks, editor do The Sunday Times, contou como o segredo da autora havia sido descoberto, e com ela o havia mantido.

Começou com o Twitter (tudo começou com o Twitter, aquilo ali é a origem da vida). Um colega de Brooks disse o quanto The Cuckoo’s Calling era fantástico, e que o livro não parecia ser obra de um autor iniciante. Depois da meia-noite, ele recebeu uma mensagem, de uma conta anônima, dizendo que o autor não era um iniciante, mas sim J. K. Rowling, usando um pseudônimo.

Foram notadas várias semelhanças entre The Cuckoo’s Calling e Morte Súbita (um ótimo livro, que exemplifica muito bem a frase “sexo, drogas e rock n’ roll), livro que Rowling lançou no ano passado. Sem contar que as duas obras possuem o mesmo agente e a mesma editora.

"Morte Súbita", livro lançado por J.K. na ano passado.

“Morte Súbita”, livro lançado por J.K. na ano passado.

Por fim, J. K. Rowling decidiu confessar sua pequena travessura. Assumindo ser Robert Galbraith. Tia Jo disse:

Eu esperava manter esse segredo por um tempo um pouco maior, pois ser Robert Galbraith tem sido uma experiência libertadora. Tem sido incrível publicar sem hype ou expectativa, e pelo puro prazer de ter um retorno sob um nome diferente.”

The Cuckoo’s Calling é um romance policial com quatrocentas e cinquenta páginas, descrito como “um emocionante mistério elegante, mergulhado na atmosfera de Londres – das ruas abafadas de Mayfair para os bares clandestinos do East End, passando a agitação do Soho”.

Capa da edição britânica de "The Cuckoo's Calling".

Capa da edição britânica de “The Cuckoo’s Calling”.

A Little Brown, editora que publicou o livro no Reino Unido, já anunciou uma sequência. Enquanto isso, já circulam rumores de que a Editora Rocco (que publicou os livros de Harry Potter no Brasil) publicará The Cuckoo’s Calling em nosso país.

O site oficial do Sr. Galbraith: http://www.robert-galbraith.com/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s