50 anos de Please Please Me: Como seria o mundo sem os Beatles

Como beatlemaníacos oficiais, os escritores deste humilde blog gostam de Beatles, independente do álbum. Claro, cada um prefere uma fase diferente, mas gostamos é de Beatles (classificamos as fases como Antes do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e depois do Sgt. Pepper’s).

A minha fase preferida é a primeira. Paul e John eram apenas amigos. John tinha uma banda, estudava arte e era rebelde. Paul sabia tocar violão muito bem, estudava pra virar professor e era um britânico correto. Paul entrou na banda de John e trouxe consigo seu amigo George. Depois de um tempo, a formação ficou com John, Paul, George e Pete Best. Ringo só veio depois pra substituir o desanimador Pete.

Isso é um resumo mal feito do que eram os Beatles antes do Please Please Me. Primeiro álbum da banda, foi o necessário pra explodir a paixão de milhares de inglesinhas apaixonadas. Na verdade, Love Me Do foi o início disso tudo, já que foi lançado como single antes do álbum existir.  Estamos vendo o começo de uma mudança no meio musical.

Se Please Please Me não existisse, significaria que os Beatles não agradaram nenhuma das gravadoras pelas quais passaram. Talvez até continuariam tocando por mais um tempo em lugares como Hamburgo e o Cavern Club. Paul e George seriam ingleses normais com trabalhos normais (como quase aconteceu com Paul de verdade), John seria, talvez, um crítico de arte e Ringo continuaria a tocar em alguma banda sem expressão.

A Terra seria sem graça. O rock não chegaria nem perto do auge que aconteceu nas décadas de 70 e 80 por não evoluir do skiffle. Afinal, até Jimmy Page tocava esse estilo. Elvis – magro – não teria concorrência à sua altura no seu rockabilly. Os Roling Stones nos trariam o blues, mas não haveria uma Invasão Britânica, deixando, assim, muitos jovens sem a influência necessária pra começar outros estilos musicais. Talvez não teríamos o punk. Talvez não teríamos o pop. Talvez estaríamos ainda presos na década de 50 esperando uma banda aparecer pra mudar, de vez, a música.

Claro que nunca vamos saber ao certo o que aconteceria se os Beatles não tivessem conseguido lançar seu primeiro LP. A história é feita de muito “e se”s. Só temos mesmo que agradecer o fato de que Please Please Me foi lançado, nesse mesmo 22 de Março, e contribui para que a música evoluísse para toda essa variedade saudável que temos hoje.

Obrigada, Please Please Me.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s