A música em 2013 – parte 1

Dois mil e doze não decepcionou no quesito movimento no mundo da música. Há alguns dias atrás me peguei vendo o Tommy Hilfiger cantando ‘Ai se eu te pego’ em alto e bom português.  Os brasileiros tiraram uma casquinha no cenário internacional.  Dessa vez, nada de Tom Jobim, Toquinho, Elis Regina, Carmem Miranda, Caetano ou Chico Buarque. Michel Teló, Gusttavo Lima e Luan Santana tomaram conta do trabalho de espalhar o que há no Brasil para o mundo.

É óbvio que não se esperava o boom dos três há um ou dois anos atrás. Por isso, não acho que seja possível prever o que virá a acontecer no próximo ano. Um novo Psy? Um novo Michel Teló? Não há como adivinhar. Mesmo assim, algumas ‘atrações’, sejam boas ou ruins, já se confirmam em 2013 no mundo da música. Apresentando-as, imagino que dê para se ter um esboço do que há de acontecer no ano que acreditavam que não existiria.

1. Paramore

Depois de um tempo (depressivo) sem os irmão Farro, o Paramore lançará seu quarto disco, o primeiro sem os dois. Mesmo assim, Jeremy, Hayley e Taylor mostraram que a saída dos dois não travará o trabalho da banda. No ano retrasado, o agora trio lançou seu Singles Club, um ‘box set’ com quatro músicas, incluindo Monster, que virou trilha sonora do último filme de Transformers.

Assim, no embalo, o conjunto de Franklin espera voltar aos tempos de Riot! Brand New Eyes, encerrando o jejum de quase quatro anos sem um disco. O álbum se chamará Paramore e seu primeiro single Now.

2. Jason Mraz

Click to view full size image

Embalado com o sucesso que foi Love Is a Four Letter Word, segundo lugar no Reino Unido e nos EUA, Jason Mraz pretende lançar seu novo álbum no fim de 2013. Não há nada confirmado, diferentemente do Paramore, mas o cantor disse que irá compor nos intervalos das turnês que anda fazendo. Se lançado, será o menor hiato de discos na carreira do cantor (um ano).

3. Jonas Brothers

O trio pop-meloso-santo estreará o seu quinto disco em 2013. Depois de muito tempo envolvidos em projetos particulares, os irmãos já tocaram, inclusive, algumas de suas novas músicas em shows no fim deste ano. A banda tem apresentações marcadas para o Brasil em março de 2013, na turnê que divulga seu novo trabalho.

4. Foster The People

Depois do sucesso de Torches, lançado em 2011, e de fazer, até Julho de 2012, 295 shows em 16 meses, o Foster The People prepara seu segundo disco para 2013. Ainda sem divulgar nome, data ou canções, Mark Foster apenas declarou que o álbum sairá no próximo ano.

5. Psy

O recordista de visualizações no YouTube disse estar preocupado com a vida útil de seu sucesso e que já está pensando em preparar um novo single. Psy, que tocará hoje na Times Square, finalizando o seu ano mágico, não quer viver de uma música só.

6. Tate Stevens

O vencedor do The X Factor pareceu ter agradado bastante o público estadunidense durante a competição. Vencedor das votações em quase todas as semanas de disputa, Tate, de 37 anos, irá lançar seu primeiro trabalho em 2013. Com o título do programa, Tate já assinou contrato com a Syco Records, empresa presidiada por Simon Cowel e com a Epic Records, empresa presidiada por seu mentor no programa, L.A. Reid. O cantor declarou que já quer começar a trabalhar no seu disco no primeiro dia útil do ano. Resta saber se o artista country seguirá os passos de OneDirection e Leona Lewis e fará sucesso após o programa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s