Sweet Fifty

Hoje, 16 de outubro de 2012, um dos maiores baixistas da história completa seu cinquentenário. Michael Peter Balzary, o Flea, nasceu há 50 anos em Melbourne, na Austrália. Apesar de ser um gênio no baixo, Flea aprendeu primeiro a tocar trompete. Já grande, dominando o instrumento, aprendeu a controlar o instrumento que o transformaria no que é hoje. Seu ‘professor’ foi o primeiro guitarrista do Red Hot Chili Peppers, o israelita Hilel Slovak, amigo de escola, morto em 1988, por overdose de heroína.

Na mesma escola em que conheceu Hilel, Flea começou a “amizade mais duradoura de sua vida”, com Anthony Kiedis, o vocalista do Red Hot. Flea e Anthony são, hoje, os únicos integrantes quase vitalícios da banda. Estavam no fundamento, no longínquo 1983, e com ela estão até hoje.

A biografia de Flea se mistura com a da banda. Afinal, o baixista está há 30 anos no RHCP. Se considerarmos que ele passou 20 anos fora da banda, é incrível perceber que ele passou mais tempo como integrante da banda do que como “normal”.

É dispensável falar sobre o Red Hot Chili Peppers e, por consequência, sobre Flea. Tanto a banda quanto o baixista estão aí, pra quem quiser ver. E, pelo jeito, ainda vão durar muito. Afinal, Flea está fazendo só 50 anos e Kiedis só igualará o amigo em novembro. Onze discos? É pouco. Que venham vinte.

Parabéns, Flea.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s