Dia do Baterista

No dia de hoje, eu vou falar do Ringo Starr também. Ele pode não ter ser o melhor do mundo, mas uma novidade ele trouxe pros bateristas no geral. Vamos lá, foi a partir do Ringo que os bateristas deixaram de ficar tocando escondidos no confins dos palcos. Foi ele que, primeiramente, começou a tocar num nível (não em questão de qualidade) acima de seus companheiros de banda para, enfim, ser notado pelo grande público.  Além disso, ele é um canhoto adequado a uma bateria feito pra destros e, digamos assim, revolucionou as batidas na época dos Beatles. Ringo não é o melhor, e está longe, mas merece ser lembrado hoje.

Seguindo uma linha do tempo, após Ringo, podemos destacar o Roger Taylor, do Queen. Ele é um multi-instrumentista que ajudou a compor algumas canções com o Freddie. Assim como Ringo, ele se lançou em carreira solo depois do fim do grupo, assumindo os vocais. É considerado um dos mais influentes bateristas do mundo. Afinal, ele era do Queen.

Na década de 90 e por esses anos 2000, é importante não esquecer do Dave Grohl e do Travis Baker. Dave, como muita gente não sabe, entrou no Nirvana depois que sua banda, Scream, se separou. Lá ficou até o suicídio de Kurt Cobain. Gravou o Nevermind, o cd que levou a banda ao nirvana, e acabou ficando conhecido pelo seu estilo de tocar.

Travis também não foi o primeiro baterista do blink-182. Scott Raynor, o baterista original, teve problemas com Mark e Tom, decidindo, assim, deixar a banda. Isso aconteceu no meio de uma turnê na qual a banda do Travis, The Aquabats, também se apresentava. Para substituir Scott, Travis aprendeu as músicas do blink-182 em mais ou menos 1 hora e as tocou no mesmo dia. Com ele, o Tom e Mark lançaram o cd que os levou ao um maior sucesso, Enema of the State. Hoje em dia, Travis lançou seu primeiro álbum solo -que não é punk, é hip hop.

Esses são apenas alguns dos ótimos bateristas que tocaram, um dia, na história da música. Espero que você já os tenha ouvido. Mas, em qualquer caso, vai ter a oportunidade de escutá-los agora.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s