O criticado Suck It And See

arctic-monkeys-suck-it-and-see

Não faz sentido falar nos derradeiros meses de 2012 sobre um disco lançado em 2011. Mesmo assim, Suck It And See, de autoria dos Arctic Monkeys, é um dos cds que eu mais admiro. Mesmo assim, quando lançado, SIAS trouxe demasiada crítica por parte de alguns fãs mais saudosos dos Monkeys.

Venho então, por meio deste, tirar um pouco da capa de poeira que o disco tem. Comercialmente e tecnicamente, o disco teve boa recepção. Recebeu 3.5/5 na avaliação da Rolling Stone, atingiu o 1º lugar nos discos mais vendidos no Reino Unido, tirando o Born This Way de Lady GaGa do topo. Mesmo assim, não foi unanimidade “interna” como o Whatever People Say I Am , That’s What I’m Not, por exemplo.

O disco é desafiador. E, partindo daí, já é um ponto a mais para o grupo. Muita voz, batida mais lenta e arranjos ousados. O Arctic Monkeys é, SIM, uma banda de rock, até alternativo, eu diria. Uma experiência diferente em um disco não muda a essência da banda. Vários e vários arranjos usados nas músicas do Suck It And See encaixariam-se sem escândalos em nos álbuns mais “pesados” da banda.

Não é meu papel defender a banda, o disco ou o trabalho dela. Está liberado não gostar do álbum ou da banda. Mesmo assim, não se pode desprezar o trabalho feito.  Tudo o que é feito é válido e, mesmo que com certo receio, deve-se apreciar toda forma de arte, principalmente da banda de que se diz ser fã. Os Arctic Monkeys não deixaram de lado seu estilo. Apenas amadureceram tecnicamente ao ponto de mudarem de “chave” e construírem um disco magnífico. Que se dê valor às ousadias dentro de um meio tão preconceituoso que é a música!

PS: Agora sim, aí vão duas das músicas do álbum. Analisem com amor:

Suck It And See

Love Is A Laserquest

PS2: Sei que os fãs que criticam o disco são minoria. Mesmo assim, não pode ser tomado como normal uma crítica tão pouco baseada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s