O suposto primeiro rock da história

Bom, a história do rock já foi contada inúmeras vezes. Uma mistura de R&B, Jazz, Folk,Country e inúmeros gêneros formaram o tipo de música exaltado já há algumas décadas. De todas essas raízes, nasceu uma “árvore”, que hoje tem inúmeros galhos que atendem a diferentes gostos e estilos.

Mas o que importa, neste humilde post, não é falar sobre a história do rock mas, sim, da história da suposta primeira música do gênero. Rocket 88 foi gravada por Jackie Brenston and his Delta Cats e sua história é curiosa. Jackie era um saxofonista tenor que nasceu no Mississipi, em 1930. Quando tinha 20 anos, se juntou à banda Kings of Rhythm, liderada por Ike Turner. A banda fez um certo sucesso por onde passava e foi indicada por BB King para gravar suas músicas em um estúdio em Memphis, Tennessee. Lá, gravaram Rocket 88, em que Jackie fazia o vocal principal. Dessa forma, a gravação, repassada para outro estúdio, em Chicago, foi lançada como autoria e performance de Jackie Benson and his Delta Cats e não pelo verdadeiro nome da banda.

A música chegou ao número um das paradas de R&B dos Estados Unidos. E é daí que vem a confusão. Quatro anos depois que Rocket 88 foi lançada, em 1955, Bill Haley and His Comets surgiam com Rock Around the Clock. O grupo divulgou a música como sendo do gênero ‘rock and roll’, que era um estilo de música quase que underground no país, disseminado na década de 40. Só depois de Bill Haley and His Comets, outros artistas se apoiaram no estilo, como o ‘pouco famoso’ Elvis Presley.

Obviamente Bill Haley and His Comets fizeram muito mais sucesso do que Jackie Brenston and His Delta Cats, lançando outros hits como See You Later Alligator. De qualquer forma, escolhendo a ‘ala Jackie’ ou a ‘ala Bill’, o que importa é a essência que eles deixaram. Pouco muda se foram, de verdade, os dois que introduziram esse gênero de forma profissional dentro da música. Pouco vale também saber se suas intenções eram criar um novo estilo, inspirar pessoas ou movimentar toda essa máquina que é o rock hoje. Muitos se consideram amantes do rock. Desde o clássico até o mais pesado. E essa é a parte boa. A palavra une diferentes estilos, vontades, gostos e preferências. O rock, assim como a música em si, tem esse poder. O que tanto se procura, se luta, se persegue, pode ser encontrado em uma simples combinação de acordes de três ou quatro minutos. Isso é o que importa. Pode ser Bill, Jackie, John, Elvis, João, Carlos ou José. A essência do rock é uma só.

Jackie Benson and His Delta Cats – Rocket 88

Bill Haley and His Comets – Rock Around The Clock

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s