Você conhece Spencer Elden

Spencer acaba de completar 20 anosSpencer Elden, natural da Califórnia, tem 21 anos. E seu “trabalho” de maior sucesso também.  É bom que o bebê que estampa a capa de Nevermind , do Nirvana, não seja reconhecido hoje em dia. Spencer tem 21 anos e a aparência de bebê fofo foi substituída, naturalmente, por um rosto de um adulto.

Mas, ainda que a “fofura” de Spencer tenha sido deixada de lado há muitos anos, a história de como ele foi parar na capa do disco é interessante. Dave Grohl, hoje vocalista do Foo Fighters, e Kurt Cobain haviam assistido um documentário sobre o parto de bebês dentro d’água. Os dois acharam as imagens fortes demais, mas a ideia não saiu de suas mentes.

Assim, decidiram que a capa do segundo trabalho da banda seria a foto de um bebê nadando. Até tentaram comprar os direitos de uma imagem de um parto submerso, mas não conseguiram. Com isso, pediram a ajuda de um fotógrafo submarino: Kirk Weddle. Kirk era amigo do casal Elden, quatro meses antes havia “recebido” seu bebê Spencer. Sem receber nada, o casal entrou na água com Spencer e o soltou na água. Depois de uma sequência de fotos, Kirk conseguiu registrar a foto que estampa o disco. Cobain adicionou a ideia da nota fisgada por um anzol.File:NirvanaNevermindalbumcover.jpg

Depois de tirada, a foto ainda gerou polêmica entre os componentes da banda e produtores do disco.  A Geffen Records, responsável pela produção, achou a fotografia muito ofensiva, por conta das, digamos, vergonhas de Spencer estarem visíveis e, com isso, produziram uma capa alternativa, sem elas. Kurt Cobain se irritou e “cortou as asas” da produtora, deixando apenas ser lançada a capa sem censura.

A parte de trás do disco, pouco comentada, é representada por uma imagem criada por Cobain. Ela é composta por um macaco, colocado em frente a um fundo de colagens feitas pelo próprio Kurt. A colagem é feita com imagens de uma propaganda de uma carne, fotos do famoso Inferno de Dante e algumas fotos aleatórias de uma coleção de imagens médicas do próprio vocalista da banda. Kobain ainda diz que se você olhar bem fundo na foto da carne, vai enxergar uma imagem do Kiss. Não encontrei.

Depois de muita história, “encheção de linguiça” e enrolação, vamos ao bom: a música. Nevermind não teria 50 milhões de cópias vendidas só pela capa, né? Então curta um pouco de Smells Like Teen Spirit, o single mais pomposo e falado da banda:

Ainda vale a pena dar uma olhada em Come As You Are. Enjoy.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s