Auto-post

Hoje em dia está cada vez mais difícil reconhecer um bom artista. Sabe, alguém com talento vindo de muito esforço ou que já nasceu com ele. Agora não precisa mais aprender nem guitarra, instrumento que requer prática e estudo. É o que diz a Billboard.

Na edição passada, a revista noticiou o novo Auto-Tune for Guitar. Para os leigos, Auto-Tune é um programa que corrige vocais colocando-os nas notas certas. Fergie é um exemplo de quem usa e abusa dele. E, agora, o mesmo criador deste programinha infernal, resolveu ajudar, também, os guitarristas. Estou falando sério.

Vejo esse tipo de coisa com um olhar muito crítico. Costumo pensar que dá pra ver se um artista é bom só de assistir uma apresentação ao vivo. Claro, uns e outros ainda se dão à indecência de apenas fazer mímica. A indústria pop é recheada destes. Mas, alguns outros, encaram o palco e cantam mal mesmo. E o pior é que ninguém liga. Eles continuam tendo seus cds e singles comprados.

Por outro lado, no mundo paralelo do rock e seus derivados, antes dessa coisa de Auto-Tune pra guitarra, artistas têm que aprender a fazer tudo. Ensaiar diversas vezes pra que dê tudo certo na frente do público. Ponto a favor do velho rock. Por mais que existam bandas que editam um pouquinho na hora de lançar um DVD. O mérito delas é indiscutivelmente maior em relação à maioria dos artistas pop.

Era bom na época dos Beatles. Não existia nem computador, muito menos programa pra ajustar voz.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s